[GTER] Roteador ou Switch L3

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Thu Feb 28 15:00:02 -03 2013

2013/2/28 Sérgio Neves <sergio-neves at r7.com>:
> Bom dia pessoal,
>
>  Não sei se essa pergunta já rolou por aqui, mas estou no meio de um dilema
> com relação a adotar um roteador ou switch nível 3 como gateway/roteador de
> rede.

Esse é um dilema que era aplicável a um mundo com mais de um tipo de
interface: Ethernet, POS, ATM, serial... como esse mundo foi extinto
pelo predomínio do Ethernet, use switches L3.
O detalhe é que nessa definição um Juniper MX seria um switch L3 e não
um roteador...

... em termos mercadológicos, as diferenças entre switch e roteador são
1) Se o fabricante quer cobrar caro por porta, ele chama de roteador;
se tem como target um preço menor, chama de switch;
2) Se a decisão de forward pode ser feita de maneira mais flexível (1
milhão de rotas, policy-routing etc.) é vendido como roteador; se não,
é vendido como switch;
3) Se o equipamento é software-forwarding (ex: Routerboard), não cola
chamar de switch, então chama-se de roteador;
4) Se o buffer é grande, quase sempre se chama de roteador; senão, de
switch. Mas isto pode ser consequência de (1);
5) Se o número de portas é alto, quase sempre se chama de switch; do
contrário, de roteador ;
6) Se junto do produto se quer criar um ecossistema de treinamento e
consultoria, quase sempre se chama de roteador; switches passam a
impressão de funcionarem sozinhos...

Rubens