[GTER] Roteador ou Switch L3

Sérgio Neves sergio-neves at r7.com
Thu Feb 28 09:22:46 -03 2013

Bom dia pessoal,

  Não sei se essa pergunta já rolou por aqui, mas estou no meio de um dilema
com relação a adotar um roteador ou switch nível 3 como gateway/roteador de
rede. Assumi a responsabilidade de administrar a rede e estou colocando as
coisas em ordem. E você não fazem idéia da desordem que está por aqui. Uma
dessas organizações que vou fazer é hierarquizar a rede em núcleo, camada
de distribuição e camada de acesso.

  Precisaria de uma ajuda de vocês e um pouco de paciência também por que o
email vai ficar um pouco grande.

  Meu ambiente possui três pontos conectados por fibra ótica que vou chamar
de pontos A, B e C.
  O ponto A TEM 22 MáQUINAS, o ponto B TEM 70 MáQUINAS e o ponto C 50
MáQUINAS. O ponto A é onde ficam os servidores. Aproximadamente 20. Esses
três pontos serão interligados por switches Dell PowerConnect 6200. Todos
os meus ativos de rede são Dell.

  Também tenho outros pontos conectados por link dedicado e ADSL, mas vou
tratar só de 2 pontos que estão conectados por link dedicado e porque os
outros tem um número pequeno de estações e a conexão é ADSL. Esses 2 pontos
vou chamar de D e E e também estão conectados ao ponto A.

  O ponto D TEM 47 MáQUINAS e o ponto E TEM 8 MáQUINAS.

TOTAL DE 197 MáQUINAS.

  Meu problema é que todo mundo diz que eu não preciso de um roteador e que
eu posso utilizar um desses switches (Dell PowerConnect 6200) para fazer o
gateway/roteador desde que ele não seja usado para processamento mais
pesado, como colocar os servidores nele e também tem que ser bem
configurado. Eu penso que como vou colocar um switch desse quase que
disponível para essa função prefiro colocar um roteador, porém, me faltam
bons argumentos técnicos para aprovar minha sugestão e deixar a rede mais
estável e organizada.

  Grato,

  Sérgio