[GTER] PTT-SP, arp-request sem arp-reply

Paulo Henrique paulohenriquef at gmail.com
Tue Feb 26 11:20:22 -03 2013

Pessoal, ao que me parece o que está havendo é o seguinte, segundo o
pessoal da Locaweb o timeout de cada entrada na tabela arp do roteador
deles é de 4hs, já do meu lado, estou com a configuração default, se não me
engano 30 ou 60 segundos.
Então quando a entrada na tabela do nosso roteador expira a entrada é
removida, quando for necessário "falar" com a locaweb novamente um
arp-request será gerado, mas como a entrada ainda existe na tabela arp do
roteador deles o arp-reply não é gerado.
Por isso, se eu coloco a entrada estática no nosso roteador, tudo funciona
normalmente.
Como debugamos junto com o pessoal da Locaweb e eles constataram que o
arp-request chega mas o reply não é enviado, acredito que isso faz sentido,
mas neste caso vem a pergunta: Este comportamento é o previsto ou é o
correto?
Aumentando o timeout em nosso roteador pode ajudar? Ter 4 horas dos dois
lados pode nos ajudar, mas e no caso dos outros participantes?

Pensando no caso em que um de nossos colegas passou por um problema
semelhante e o mesmo foi solucionado com shutdown na porta do switch do
lado do ptt, fiquei pensando se neste caso as duas entradas (ponta a e b)
não expiraram pois realmente a comunicação foi interrompida e quando elas
voltaram as duas tabelas arp foram atualizadas como o esperado. Fiquei
pensando nisso porque se o pessoal da locaweb remove a nossa entrada da
tabela arp do roteador deles, tanto o roteador deles quanto o nosso aprende
novamente como deveria acontecer, mas logo quando a entrada em nosso
roteador expira o problema volta a ocorrer. Neste caso aumentar o timeout
iria garantir que o problema vai demorar mais para ocorrer, mas não quer
dizer que não irá ocorrer nunca mais e pelo que o colega mencionou, ele já
passou por isso mais de uma vez.

Obrigado a todos.

paulohenriquef at gmail.com