[GTER] PC Router

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon Feb 25 00:10:10 -03 2013

2013/2/24 Eduardo Schoedler <listas at esds.com.br>:
> Rubens,
>
> Pode nos dar detalhes desse projeto?
> É bem interessante.

Apenas alguns. Ele é baseado numa idéia minha, ainda não comentável,
para aceleração de software-forwarding, e na prática de alteração de
kernel de um desenvolvedor de software de baixa latência para
aplicações financeiras.
- Foco em roteadores de borda que precisem sobreviver à DFZ com full-routing.
- Forwarding acelerado é feito em hardware definido, com prováveis
candidatos Intel 82599, Intel X540 e SolarFlare, e apenas entre as
interfaces desse tipo.
- Objetivo é ter ao menos 4 interfaces 1G/10G, e mais do que 4 não é requisito.
- Placas de rede onboard e iDRAC/iLO irão servir para gerência mas não
para forwarding.
- Nada de iptables ou ipfw, exceto tráfego dirigido para a CPU; fora
algumas regras limitadas pela capacidade das placas de rede, entrou de
um lado saiu do outro.
- Interface web de gerência em Português e Inglês. Versão em Inglês
virá do EdgeOS da Ubiquiti, tradução feita aqui.
- Base de roteamento do Vyatta Community Edition e EdgeOS.
- Uso apenas de componentes GPL e publicação em GPL.
- E o mais importante: ele é neste momento uma prova de conceito que
habita apenas o mundo das idéias. A experiência de quem tem montado PC
Routers parrudos é valiosa e por isso eu estou abrindo um pouco da
idéia, mas podem haver muitas dificuldades, eventualmente alguma que
inviabilize tudo. Por enquanto é algo mais na linha "Não sabendo que
era impossível, foram lá e fizeram."

Rubens