[GTER] transporte E1 via IP p/ interconexão

DATACOM - Marcelo.Veriato marcelo.veriato at datacom.ind.br
Wed Feb 13 09:38:07 -02 2013

Basicamente o EDD da Datacom utiliza 3 elementos (interfaces), TDM,
Bundle e Pseudo-Wire.

Na interface TDM do EDD, configura-se o PCM que corresponda ao tipo de
quadro (com/sem sincronismo) e número de timeslots, além da sinalização
por canal associado caso necessário.

O bundle se refere à rede Ethernet, onde a finalidade dele é a
transmissão dos dados sobre a rede IP/Ethernet. O bundle representa um
mapeamento de uma interface TDM que será transmitido entre dois
equipamentos conectados por Pseudo-Wire.

A Pseudo-Wire (PW) permite que serviços como o TDM sejam transportados
por uma conexão virtual ponto a ponto através de um mesmo circuito em
redes IP/Ethernet até seu destino. A ideia básica é a utilização de uma
terceira camada na rede sobre a qual uma operadora necessita transportar
serviços legados incluindo também a camada 2 de serviços da rede.

A configuração de timeslots determina quantos timeslots TDM serão
transmitidos no bundle. No lado do Ethernet essa configuração implica na
quantidade de dados transmitidos: cada timeslot representa 64kbits de
dados por bundle. Por exemplo: uma configuração de TDM unframed com 32
timeslots no bundle resulta em uma utilização de banda de 2048kbit/s;
dois bundles com essa mesma configuração resultam em uma utilização de
banda de 4096kbit/s.

Dependendo do modelo do EDD, podem ter até 8 bundles simultâneos, ou
seja, 8 E1 de 32 timeslots.

Caso queira discutir mais a fundo esta questão podemos conversar em pvt.

Marcelo Veriato Lima
DATACOM
Analista de Infraestrutura
Av. França, 735. Porto Alegre, RS - 90230-220
Fone: 51 3933-3000 Ramal: 3359
marcelo.veriato at datacom.ind.br
www.datacom.ind.br