[GTER] Nagios ou Zabbix

Lucas Dias lucasmcz at gmail.com
Mon Feb 4 17:56:49 -02 2013

Gustavo

De tempos em tempos, surge sempre essas dúvidas de qual ferramenta de
monitoramento de redes.

Como o Aslan falou, o Nagios pode lhe atender tranquilamente, como o Zabbix
também. O que você deve levar em consideração basicamente é:

Tamanho do ambiente que você vai monitorar.
Escalabilidade sempre é bom. Nunca sabemos quando o ambiente vai crescer,
mais quando vem...
O que será monitorado nesse ambiente (Servidores, Ativos de rede, serviços,
vasão de link, requisições http)
Precisará de configuração de tipos de alarmes? (Down, Critical
Entre outros...

Zabbix está com uma comunidade boa. E estão falando muito bem da Versão
2.0.

Nagios, pra ficar legal de usar, precisa de terceiros. A casadinha Cacti +
Nagios já fez muito sucesso e ainda faz. Eu sempre entendi que o Nagios
atua como core em um sistema de monitoramento. Acho que esse é um dos
motivos de performance. O chato é sempre precisar de terceiros nos tempos
de hoje.

Dois sistemas que ouvi falarem bem são os abaixo

http://www.centreon.com/
http://pandorafms.com/

Outros que acho que você pode olhar

http://www.cacti.net/
http://community.zenoss.org/index.jspa

Tudo vai depender do teu ambiente e de quanto você poderá gastar (Tempo,
pessoal, equipamento, dinheiro).

Se é pra escolher entre Nagios e Zabbix. A escolha é Zabbix porque está
mais completo pra atender uma demanda mais abrangente.

Veja esse link de comparação de ferramentas de monitoramento de rede. Vale
a leitura.

http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_network_monitoring_systems

--
.:: Lucas Dias