[GTER] Nagios ou Zabbix

Aslan Carlos aslancarlos at gmail.com
Mon Feb 4 16:25:40 -02 2013

Na minha opnião, eu opto pelo Zabbix, trabalhei alguns anos com o Nagios e
vejo que parou no tempo.

Prós:
  -  Eu vejo com a melhor de todas, a contrução de regras de 'trigger', que
são os
alarmes, via Web e com ferramenta de teste lógico, o Nagios não chega nem
perto.
  - 6 níveis de alarmes, diferente do Nagios que possuí (UNKNOWN, CRITICAL,
WARNING e OK)
  - Interface Web fácil ( Claro, se você não for usuário do Nagios, a
diferença é grande. )
  - O teste de Web scenário, simula os passos que um cliente faz para
acessar um site, com tempo de resposta e
banda consumida em cada passo, valores no total e é possível adicionar
alarme para 'limites' que você queira.
  - Ótimo cliente do zabbix, fácil e com regras simples de configuração.
  - Não precisa de ferramenta de terceiros para atender parte de gráficos.
  - Não precisa de ferramente de terceiros para configuração via Web.
  - Autenticação interna, com suporte a LDAP.
  - Escalation ( Caso um problema não seja resolvindo em X tempo, ele
começa a escalar o problema para outro nível de suporte) .
  - Triggers para não cumprimento de SLA.
  - Escalabilidade de servidores Zabbix ou  com Zabbix proxy .
  - API nativa em JSON com RestFull

- Contras
   - No começo é dificil aprendizado (Comparo com a vida com o editor vi )
   - Demora as configurações iniciais, são complexas para um bom trabalho
   - Se você for usuário de outra ferramenta de monitoramento, será um
grande impacto.

    Sobre o Nagios, foi ótimo a uns 10 anos atrás, não evoluiu em minha
opnião; existe uma empresa
que vende uma versão 'enterprise' se quiser algo melhor; você depende de
ferramenta de terceiros
NagioSQL, NagiosGraph para atender parte do que o Zabbix tem nativo;
Atualmente
o Nagios me faz lembra o Qmail que para ser bom precisava de N-Patchs. :(

Bom para não gerar polêmica, o Nagios pode te atender bem, pois o Zabbix
tem muitas features',
seria matar uma formiga com um canhão, dependendo do que você queira.

Separe o que você precisa, os pre requesitos que esta ferramenta precisa
atender, e compare
com o que elas te oferecem.

[]'s

Aslan Carlos de M. Ramos