[GTER] BGP DUAS OPERADORAS UPLOAD

Klaus Schneider klausps at gmail.com
Fri Feb 1 16:38:28 -02 2013

Pessoalmente, eu deixaria como está Gilberto.
O BGP está escolhendo em tese a melhor rota(as-path mais curto). IMHO, a
melhor opção é pegar a operadora com melhor saída internacional e dar
preferência para rotas internacionais por ela. Quanto ao LP ou weight,
depende do seu gosto, LP ele é atributo transitivo, o weight é local, não é
transmitido para os seus peers bgp internamente.

Quanto a solução de load-balance por rota default, sim ela vai balancear o
tráfego, mas tem seus poréns:
Ou você deixa o conntrack ligado e isso vai consumir cpu e memória do seu
roteador, ou usa round-robin e vai causar problemas como variação de
latência, o que é péssimo para algumas aplicações, como voz e vídeo.

/*
 * Klaus Schneider
*/