[GTER] Firewalls virtuais [ERA] Metrica para Throughput

Renato Frederick renato at frederick.eti.br
Sun Dec 29 01:57:18 -02 2013

Bom, sobre esta questão de virtualizar firewall:

Já tive casos em que o cliente tem uma caixa física lá no datacenter,
toda blindada, separando fisicamente os segmentos de rede do cliente,
você pode ir até seguindo o cabo e ver de onde e para onde vai e que ele
insiste em usar este appliance físico, sem chances de virtualizar,
porque ele confia sua segurança neste ponto.

Mas, já tive casos também de clientes que compraram hosting e todo o
processo era "nas nuvens", então o firewall tinha um switch virtual,
integrado ao vmware, daí passava a VLAN XYZ, etc....

Se analisarmos tecnicamente, o firewall físico ou virtual está fazendo a
mesma coisa. O que precisamos pensar é que tem uma tecnologia que me dá
um switch virtual. Se esta tecnologia não possui furos, OK. Porque a
partir do momento em que o cliente que tinha a caixa física se dispôs a
virtualizar, as premissas de que o tráfego da DMZ não vai ser visto pela
LAN, que a VLAN ABC não enxergará a DEF, que todo aquele isolamento que
fazemos lá no core da rede, está garantido, OK!

Agora vamos imaginar que eu virtualizei tudo, que eu tenho em meu
datacenter diversos clientes, todos "nas nuvens" e que por erro de
programação, meu virtual switch  pode ser atacado, desta maneira, um
hacker conseguiria obter informações de outras redes. Neste cenário,
realmente o ambiente físico seria melhor.....

Enfim, a partir do momento em que você coloca toda uma pilha de software
emulando o meio real, tem que ter alguma garantia de que cada ambiente
só enxergue o necessário e que os processos fiquem confinados neste
ambiente!