[GTER] Modelo europeu de PTTs chegando ao mercado americano

Felipe Trevisan fetrevisan at gmail.com
Mon Dec 16 01:04:42 -02 2013

ᐧ
Alguns PTT já estão sendo interconectados, como o de São Paulo com Campinas
e RJ.
Acho que a ISA oferece um tipo de trânsito Ip que é majoritariamente
oriundo da interconexão com vários PTT´s latino-americanos.
Mas ainda não vi alguém que diga, interconecte comigo aqui em SP e passe a
negociar sessoes nos PTT´s de SP, RJ, Campinas, etc... Isto parece ser meio
impossível de acontecer diante do cenário atual.

Cooperativas de ISP? Seria interessante ver mais material sobre isso. Se
puder compilar e dividir conosco, agradeço.
Conheço vagamente o case da Unotel. As demais "cooperativas" que tenho
notícias eram na verdade locadoras de SCM.

Agora existe uma diferença drástica entre qq modelo europeu ou americano
versus o brasileiro; mais de 90% do conteudo que se consome lá, também se
origina lá. Aqui, ainda grande parte de conteúdo consumido é internacional.
Para piorar, o conteúdo que se origina aqui e é consumido aqui, está atrás
de grandes acordos de peering privados, tornando-os mais caros que os
internacionais.

Com relação a isso surgiu uma dúvida, grandes provedores de data center e
servidores em nuvem, como Amazon, Locaweb, etc, permitem que o cliente
escolha onde ele quer oferecer seu conteúdo, ou este detalhe fica a cargo
dos próprios data centers, que usam a enorme quantidade de conteúdo sob seu
controle para manipular/vender/negociar os acordos de peering privados que
mais lhes convém?

Qual seria o modelo adequado para atrair mais conteúdo para o PTT?

abs,

Eu queria ter tido tempo para preparar um material para o PTT fórum sobre
cooperativa de ISPs envolvendo PTT, compra em atacado, e serviço de cache.

Eu creio que esse material se encaixaria bem nessa conversa.

Em 13 de dezembro de 2013 11:12, Rubens Kuhl <rubensk at gmail.com

*>>* > ᐧ
*>* > Rubens,
*>* >
*>* > Não entendi muito bem a diferença entre o modelo europeu e o americano?
*>* > O Europeu é uma especie de cooperativa enquanto os americanos são de
*>* > capital aberto e visam o lucro.
*>* >
*>>* Em resumo, sim.
*>>>* >
*>* > Pelo que entendi eles próprios se interconectam, oferecendo transporte de
*>* > dados entre os diversos IX. Acho que não entendi muito bem.
*>* >
*>* >
*>* Vários IX americanos acabaram ou sendo comprados por operadoras ou passando
*>* a agir como uma.
*>>>* > Aqui no Brasil haveria espaço para intercontar diversos PTT e até criar
*>* > PTT´s particulares. Voce acredita nisso?
*>* >
*>>*  Os PTTs particulares sofriam com decisões como "no meu concorrente eu não
*>* conecto", o que ocorre bem menos com o NIC.br (apesar de ainda poder
*>* acontecer no nível de PIX às vezes). Isso não me parece ter mudado então
*>* não acredito nisto.
*>>* Já para interconectar diversos PTTs há espaço para que alguém tenha um
*>* serviço comercial desse tipo, então em algum momento deve surgir,
*>* provavelmente ofertado por quem tenha backbone próprio.
*>>>* Rubens
*>* --
*>* gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter