[GTER] Modelo europeu de PTTs chegando ao mercado americano

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Dec 13 11:12:14 -02 2013

2013/12/12 Felipe Trevisan <fetrevisan at gmail.com>

> Não entendi muito bem a diferença entre o modelo europeu e o americano?
> O Europeu é uma especie de cooperativa enquanto os americanos são de
> capital aberto e visam o lucro.

Em resumo, sim.

> Pelo que entendi eles próprios se interconectam, oferecendo transporte de
> dados entre os diversos IX. Acho que não entendi muito bem.

Vários IX americanos acabaram ou sendo comprados por operadoras ou passando
a agir como uma.

> Aqui no Brasil haveria espaço para intercontar diversos PTT e até criar
> PTT´s particulares. Voce acredita nisso?

 Os PTTs particulares sofriam com decisões como "no meu concorrente eu não
conecto", o que ocorre bem menos com o NIC.br (apesar de ainda poder
acontecer no nível de PIX às vezes). Isso não me parece ter mudado então
não acredito nisto.

Já para interconectar diversos PTTs há espaço para que alguém tenha um
serviço comercial desse tipo, então em algum momento deve surgir,
provavelmente ofertado por quem tenha backbone próprio.

Rubens