[GTER] RES: Facebook lento, problemas no DNS?

Cristiano Maynart cristianomaynart at unisc.br
Tue Dec 3 14:35:53 -02 2013

Olá Gilberto,

Tive o mesmo problema. Identifiquei que acontecia somente com as imagens, e em alguns outro sites também (americanas, submarino), todos que  armazenam as imagens na Akamai. Como os fornecedores de link utilizam apontamentos no DNS para uso de caches da Akamai, isso de alguma forma fazia com que eu utilizando ROOT servers no meu DNS, algo que a não entendi bem, impedia o correto carregamento das imagens, creio  que alguma politica da Akamai. Apontando para DNS externo, como o do Google resolvia o problema, mas não é melhor solução devido ao tempo de consulta e a não utilização dos caches locais.

Abri chamado na Akamai, informaram que o IP do meu DNS server foi cadastrado e realmente funcionou por alguns dias, porém voltou a ocorrer problemas. Acabei configurando o "forward" do Bind apontando para o DNS de um de meus fornecedores de link e não tive mais problemas.

Att.
Cristiano Maynart