[GTER] Como usar VRRP com fornecedores de link?

Shine eshine at gmail.com
Wed Aug 14 12:52:30 -03 2013

Kurt,

Eu não sei se entendi bem, mas você quer usar um VRRP entre o seu cliente e
a operadora?
Existem duas idéias aí: uma é o upstream, onde você vê a operadora com um
endereço VRRP e outra é o downstream, onde ele vê o seu cliente com um
endereço VRRP.
Eu, pessoalmente, não vejo muita efetividade nisso, acho mais interessante
usar ECMP e um mecanismo de tracking (por exemplo BFD) para derrubar a rota
up e down em caso de falha do link lógico e físico. VRRP deixaria apenas um
upstream ativo, ou seja, vc desperdiça o potencial dos equipamentos pela
metade, se bem que dependendo da solução isso até seja uma forma de evitar
o over sobre a redundância. Do ponto de vista econômico, acho que GLBP
seria mais interessante que VRRP (embora não seja um padrão difundido...).

Um outro detalhe sobre o VRRP com redes fora da sua administração é ter o
cuidado de usar um id exclusivo e ao menos com shared-key para autenticar e
evitar algum rogue acidental ou incidental.