[GTER] PPPoE para redes de acesso via rádio

Otavio Augusto otavioti at gmail.com
Tue Aug 13 18:43:23 -03 2013

Tenho provedores parceiros com PPPOE a uns 10 anos. E funciona muito bem.
O maior benefício é o gerenciamento via radius.
Dica use uma solução distribuída ao invés da centralizada.
Tenho no mínimo um concentrador PPPOE em cada torre, uso mikrotik pela
facilidade, o concentrador que tem mais clientes conectados tem 40
sessões.
Já usei rp-pppoe com linux lá no inicio mas o problema é que tinha que
ficar centralizado e ficava inviável por uma máquina em cada torre (
Até tentei mas a manutenção ficava alta).
As desvantagens do PPPOE é que o link com o cliente tem que ficar
muito bom senão fica desconectando mas até incentiva vc a ter sempre o
melhor serviço e achar problemas em um POP.
O Problema do FreeBSD + MPD é o mesmo do linux vc vai ter que
centralizar as conexões e pode deixar a rede mais complexa e criar um
ponto único de falha.
Vá de uma solução distribuída que a sua experiencia com o PPPOE será melhor.
Com relação a segurança o não deixe para o PPPOE e sim para o enlace
físico usando cryptografias WPA2 uma para cada usuário autenticada
pelo radius.