[GTER] FC 8Gb vs iSCSI 10GB

Fernando Ulisses dos Santos fernando at bluesolutions.com.br
Tue Apr 30 18:37:25 -03 2013

Douglas,

Tenho implantado diversos cenários com os dois ambientes nos últimos
anos, e, no final do dia, o resultado tanto faz com um ou com outro. A
movimentação de dados enormes vai demorar tanto em um quanto no outro, o
uso de CPU vai ficar sempre abaixo do esperado, e o que vai impactar no
desempenho é a limitação dos "poucos" discos no ambiente.

iSCSI tem algumas facilidades de diagnósticos, todo mundo já entende IP.
FC tem um pouco mais de tempo de mercado, teoricamente tem uma
implementação mais madura, principalmente se o sistema operacional for
do mesmo fabricante do Storage (papo de fabricante).

iSCSI tem largura de banda atual em 10Gb com o upgrade para 40Gb no
forno, FC 16Gb é a última implementação do protocolo, depois disso vai
ser só FCoE.

10Gb é mais do que suficiente para a maioria das aplicações, mas quando
tiver 40Gb disponível, tuas interfaces de 10Gb ainda poderão ser usadas
para aquele servidor. Aliás, tuas interfaces atuais de 1Gb podem ser
usadas para conectar no Storage de 10Gb (com alguns cuidados), e aquele
"servidorzinho" de 1~2 anos com virtualização pode ser "encaixado" no
ambiente e rodar aplicações menores e legadas.

Em Storages iSCSI é mais fácil encontrar recursos de replicação que
funcionem sobre IP. Em Storages FC vai precisar de um Gateway FC<->IP,
ou fibra dedicada entre os pontos.

Cada fabricante vai puxar a sardinha pra conexão que o Storage dele
tiver, mas pensando em convergência, iSCSI tem muito mais lógica e
aplicação nos dias atuais e futuros. Em segundo lugar, FCoE.

Mas, no fim do dia, o que vai salvar tua pele, entregar performance e
espaço em disco, é a quantidade de discos, a organização de RAID,
recursos de snapshot, replicação, tierização, compressão, deduplicação.
A conexão é sexo dos anjos.

logo

*Fernando Ulisses dos Santos *
Tel.:(11) 4063-6985/ (19) 3551-3898