[GTER] Extreme Networks - Anel EAPS + LACP

Rinaldo Vaz rinaldo at anid.com.br
Tue Apr 30 11:34:36 -03 2013

Bom dia à todos

Estou implantando EAPS em alguns anéis da rede e tudo funcionou como
esperado, com convergências extremamente rápidas.

Aproveito para esclarecer uma dpuvida que ficou no ar em um tópico
anterior. Eu havia mencionado o relato de um amigo que afirmou não ter
conseguido implementar EAPS através de rádios porque segundo ele a
sinalização era feita de uma maneira que os rádios não conseguiam fazer
chegar ao próximo switch. No meu caso funcionou normalmente através de
rádios.

Até o momento, em nenhum deles estou usando LACP, e é exatamente o próximo
passo, implementar EAPS em um anel que possui LACP e me surgiu uma dúvida:

As agregações que uso com LACP estão configuradas com o algoritmo
Address_based L3_L4 para o balanceamento. Isso na prática causa uma
paralisação de uns 20~30 segundos em "parte do tráfego" no momento em que
um dos links cai. Outra parte nem sente a queda.

Para ser mais claro, se deixo um ping entre 192.168.0.1 para 10.0.0.2 e
outro ping de 172.16.0.1 para 1.1.1.1 apenas um dos pings cai no momento da
queda e retorna após a convergência total para o link que "sobrou"

*espero estar sendo compreensível

E é por causa desse balanceamento que veio a minha dúvida:

Já que o LACP trata as duas portas como uma só porta, *é possível que no
momento de uma eventual queda em uma das portas LACP a sinalização (vlan de
controle do EAPS) interprete como um rompimento do anel por ter tido o
"azar" de estar "balanceada" no link que caiu?*

Alguém utiliza EAPS em anéis com portas LACP? Qual a eficiência na
convergência do EAPS nesses casos? É na mesma rapidez? Vale à pena ou os
tempos de convergência são próximos do RSTP?

Abs

--
Rinaldo Vaz
Chefe de operações do NOC