[GTER] Venda de IP

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Thu Apr 25 16:03:55 -03 2013

ARIN, APNIC e RIPE tem transfer policies já em vigor que permitem que o
destinatário dos recursos seja especificado:
http://www.apnic.net/policy/transfer-policy
https://www.arin.net/resources/transfers/
http://www.ripe.net/internet-coordination/ripe/docs/ripe-524#55

Essas policies tem em comum o fato de que o RIR precisa validar a
transferência, e que o faz usando critérios de alocação de quando
blocos novos estavam disponíveis. O RIR não entra no mérito de se a
transferência foi feita em troca de dinheiro ou não, mas também não
garante que a transação se concretize: o RIR ainda tem análise e veto
de se quem está recebendo os recursos tem necessidade deles.

O RIPE inclusive mantém algo como um página de classificados para quem
quer vender/comprar:
http://www.ripe.net/internet-coordination/lir-services/resource-management/listing

Essas transferências são feitas entre membros do mesmo RIR no caso
geral. Porém, APNIC e ARIN mantém um acordo de mútua transferência que
permite migração de recursos entre as duas regiões. Então mesmo o ARIN
não permite que um membro receba recursos hoje vindos das regiões do
RIPE, AfriNIC e LACNIC, pelo que entendo das políticas em vigor.

O LACNIC tem políticas impedindo transferência com destinatário
nominado enquanto o LACNIC puder designar IPs a partir dos endereços
disponíveis. Mas quando o gatilho do final do IPv4 for apertado,
usuários do LACNIC também poderão trocar recursos entre si.
(http://www.lacnic.net/web/lacnic/manual-2 , ítem 2.3.2.18).

A proposta de política que o Arturo citou permitirá que quando esse
gatilho for acionado os recursos LACNIC sofram transferências
inter-RIRs com outros RIRs como já acontece hoje entre ARIN e APNIC.
Mas é preciso ver se ela será aprovada.

> Outra coisa, como fica a relação ASN x Bloco IP se alguém vender um bloco de
> IP a outra instituição com outro AS? Ficaria uma confusão danada né?

Eu já tive que transferir aqui no Brasil recursos de um ASN para
outro, num caso que também é especificado em políticas dos RIRs que
são transferências resultantes de fusões/aquisições, e não tive nenhum
problema... os recursos mudaram de ASN e de CNPJ. E numa experiência
que já relatei aqui na lista, os anúncios desses IPs por um ASN que
não o alocado não tiverem nenhum feito operacional. Nem mesmo o de
receber um telefonema da operadora perguntando se estávamos fazendo
algo certo ou errado.

Rubens