[GTER] Opnião de Switchs para Top Of rack

Shine eshine at gmail.com
Thu Apr 18 11:43:02 -03 2013

Jonatas,

Em um DC eu não sou muito adepto a usar topologia em anel. Com os custos
das portas 10 GE caindo, eu não vejo vantagem em começar anel 10 GE no
backbone. Existem hoje switches 10 GE de 1RU com alta performance a custos
razoáveis.

No desenho, muito depende também do que você planeja de oversubscription.
Se você tem 20 servidores de 1 GE por rack, significa que em teoria vc
poderia usar 20 G de tráfego no pico. Então você tem que estimar o
oversubscription do seu backbone. Em anel, isso tende a não escalar bem.

Tendo essa taxa de over em mente e uma topologia top-down, aí fica mais
fácil de projetar, Se vc quer uma topologia 2:1, subindo um uplink 10 GE em
cada rack será suficiente. o que significa que vc precisaria de um switch
de 8 portas 10 GE para concentrar o tráfego.
Se vc pensa em non-blocking., daí seriam 2 uplinks de 10 GE, em agregação
(por exemplo LACP). Um switch de 16 portas seria aplicado neste caso.

Pronto resolvemos o básico... mas será que é suficiente? Topologia top-down
é escalável, mas tem um porém... tem um ponto crítico de falha, que é o
switch que agrega tudo. Precisa avaliar se o risco vale a pena. Se não
vale, daí tem que pensar ao menos em uma redundância de equipamento. Aqui
se pode ir pelo clássico STP com proteção de loop, mas existem esquemas que
não precisam usar STP, por exemplo vPC, VSS (Cisco) e MLAG, onde a solução
pode ser otimizada para balancear o tráfego entre os dois equipamentos
centrais. Certo, que se um pifar vc fica com metade da capacidade, é algo
que precisa também ser ponderado, mas o custo de duplicar o centro e as
portas de uplink também influencia na decisão.

Existem também aplicações interessantes no campo de virtualização, mas aí
vai depender de qual solução virtualizada você usa.

sd,
Shine