[GTER] Condomínio Horizontal Dicas

Obesao obesao at gmail.com
Tue Apr 16 17:16:23 -03 2013

Concordo com Francisco. se neste projeto o condomínio não tivesse toda
rede metálica nova , ai sim valeria a pena. pensar em FTTh.

No caso em especifico a rede esta muito bem distribuída e isolada,
telefonia , interfone e elétrica.

Eu acabei comprando um Mini Dslam da Draytek 48 portas para começar a
operar conforme a necessidade, e estou atrás da solução completa, Que por
sinal este modelo que o Francisco comentou é exatamente que estou
estudando, sendo melhor custo beneficio por porta.
Pois empilhar minis de 48 para atender este projeto serial
totalmente inviável.

Aproveitando a abordagem desta solução. Alguém acha loucura montar um
asterisk. no condomínio e fornecer as linhas através de Sip ? ou algo que
 pegue via SIP de um server asterisk e entregue no dslam via par metálico.
pois esta seria a segunda faze do projeto . levar telefonia para
os condôminos. porem ainda não estudei uma solução viável que nao seja
extremamente complexa para se implantar. pois temos que pensar no futuro
isso vai dar muita manutenção, estou pensando em uma solução mais simples
o possível.

Obrigado Senhores pelas dicas.

Abraço

Eduardo Godinho