[GTER] Material sobre BGP/MPLS Nova Versão (3.0) Disponível para dowload

Rinaldo Vaz rinaldo at anid.com.br
Fri Apr 12 16:01:33 -03 2013

Em todas as versões há esse parágrafo:

"100% desse material foi elaborado utilizando software livre, e é
livre para ser copiado e distribuído desde que gratuitamente."

Apesar da licença CC tratar de código fonte de software caso seja um
programa, nada diz sobre obrigatoriedade de fornecer o arquivo odt/ppt que
gerou o PDF, de qualquer forma esse paragrafo contido em todas as versões
lançadas em PDF deixa claro que minha intenção foi permitir cópias do mesmo
com a condição que não fosse cobrado por isso. E não tive intenção e nem
tenho de tornar livre o arquivo odt. Mesmo assim, qualquer pessoa pode
copiar o seu conteúdo e fazer o seu próprio material. O PDF é bem diferente
de um software compilado, os textos e imagens foram licenciados mas o resto
não.

De qualquer forma para evitar aborrecimento (pois você não foi o único a
pedir os fontes e/ou propor parcerias de vantagem unilateral) com gente
tentando obter vantagem de qualquer natureza, e mesmo evitar discussão
sobre ser ou procedente comparar o arquivo odt/ppt com um código fonte de
software compilado, encerro com um parágrafo da Creative Commnos:
*
*
(...)
*"Renúncia* — Qualquer das condições acima pode ser
renunciada<http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/#> se
você obtiver permissão do titular dos direitos autorais."
(...)

O material foi feito para que pessoas comuns não tivessem que pagar
consultores para configurar seu BGP e/ou tirar seu próprio AS.

>(mas está obtendo lucros??). Ora, existe um abismo entre o seu discurso e
a prática...

O comentário após o seu responde se estou obtendo lucros com a distribuição
desse material:

.

>ou até mesmo a prova concreta de que eu possa ser um desses vigaristas que
você citou no texto

Tive muitas conversas de coffe break durante os vários teinamentos que
ministrei, e ouvi bem mais de uma vez relatos de alunos que fizeram outros
treinamentos sobre a maneira obscura com que o assunto era passado,
deixando claro a intenção de não ensinar totalmente certos assuntos/dúvidas
pois os mesmo que ensina tinha mesmo era interesse em "vender" serviços de
suporte/consultoria. Vejo vez por vejo atitudes da mesma natureza nas
respostas de dúvidas postadas no GTER, onde palavras difíceis e bonitas
fazem o problema parecer bem maior do que é, e denunciam que a intenção de
se auto-promover é maior do que a de ajudar ou compartilhar conhecimento,
ou pior ainda, fazem comentários óbvios e vazios apenas para parecer
entendedor do assunto. Não sei quem é você nem conheço o seu treinamento
para dizer que você se encaixa nesse perfil ou qualquer outra coisa à
respeito.