[GTER] rSTP

Shine eshine at gmail.com
Sat Apr 13 12:51:35 -03 2013

Alexandre,

Como no Y nada está ligado, a possibilidade de haver um loop é nula, então
provavelmente ele está apenas de escuta na porta e a transição me parece
ser que existe algum mecanismo onde ele desabilita a porta. Tente colocar
um host no switch Y e veja se o estado muda e se torna constante.

Do ponto de vista de implementação, eu não vejo muito problema em deixar as
portas escutando BPDU, isso mais depende da natureza da aplicação da porta.
O STP em todas as portas é bom no sentido de proteger o switch em caso de
um loop acidental, mas se você tem certeza absoluta que isso não irá
ocorrer, o uso do STP não traz vantagem nenhuma. Se considerarmos também o
tempo necessário para que haja a habilitação da porta, ela demora mais para
entrar em estado Forwarding. Desabilitando o STP na porta faz com que ela
fique ativa em um tempo bem menor na conexão, sobe o link e a porta já
transmite/recebe.

Um adendo para registro geral da discussão é que eu pessoalmente nunca vi
um switch que faz RSTP em uma porta e por exemplo MST por outra porta.
Geralmente se habilita o modo no switch todo, ou seja a BRIDGE é que se
torna RSTP, PVST, MST. Mas se houverem casos assim, eu até gostaria de
saber quais marcas e modelos fazem isso, seria interessante entender como
funcionaria. Observe que estou falando em ter o mesmo switch em modos
distintos de STP ao mesmo tempo, não estou falando de border bridge.

A proteção para rootport no meu conceito vai além da inserção de novos
switches ou host na rede. Quem faz o design e manutenção da rede tem a
obrigação de planejar onde será o root bridge e configurar sua rede local
de forma a refletir a topologia desejada. Por default todo bridge priority
tem valor 32768, o administrador da rede tem que diminuir o valor de
priority do root bridge para que ele nunca deixe outro switch novo ter a
chance de se tornar bridge.