[GTER] Ptt free

Bruno Cabral bruno at openline.com.br
Fri Apr 12 16:17:59 -03 2013

Olá

Um fator que não estão considerando nessa discussão é que, quanto maior o número de participantes, mais a troca se torna vantajosa para os envolvidos

Portanto juntar 5 provedores locais (por ex) pode dar talvez algumas dezenas de megas de troca, mas um transporte para SP pode dar centenas de megas facilmente

Isso deturpa o propósito inicial de um PTT, que é fazer a troca o mais próximo possivel, mas o motivo disso acontecer é o alto custo que as teles cobram pelos acessos locais (a ponto de ser mais barato comprar transporte até SP) MAIS o fato de que elas trocam entre elas apenas nos grandes centros (RJ, SP, BH e afins).

O CGI deveria em conjunto com a Anatel forçar a interconexão SCM das concessionárias pelo menos nas capitais, de forma a minimizar problemas em casos de falhas da internet delas, que são responsáveis pelos backbones

Levar todos para SP não minimiza os problemas, nós aqui do nordeste de vez em quando ficamos "ilhados" por "múltiplos rompimentos de fibra", só diminui custos.

Mas voltando a questão dos PTTs locais, o simples fato de conversarem, sentarem para ver o que podem fazer em conjunto, já é um ganho enorme. Os provedores precisam entender que "o  inimigo" não é o concorrente que atende igual a ele, mas sim as teles (com táticas oligopolistas), a agência dita reguladora (que sufoca os provedores independentes com burocracia enquanto é leniente com as concessionárias e detentores de PMS) e o governo (com impostos e burocracia)

[]s, !3runo Cabral
--
Cursos e Consultoria BGP