[GTER] Ptt free

Kurt Kraut listas at kurtkraut.net
Thu Apr 11 15:02:42 -03 2013

Olá,

Eu fico um pouco surpreso com a ideia que muitos dos ISPs têm do PTT.
Eu fico do outro lado do balcão, trabalho para os provedores de
conteúdo (e não do acesso). Da mesma forma que meus clientes querem
ter a maior quantidade de conteúdo possível,  penso que os ISPs
deveriam querer ter o maior número de conexões possíveis.

Não precisa ter a formalidade (e a pompa) de um PTT. Mas se você se
conectar a apenas um outro sistema autônomo já acho vantagem. Vocês
ISPs possuem muita área de cobertura adjacentes ou sobrepostas. Vocês
já dividem as mesmas torres, os mesmos teleportos. As antenas de vocês
se enxergam, têm visada. Vocês passam pelo mesmo poste. Se já é assim,
por que não se conectar sem esperar por um PTT formalizado?

Muitos ISPs possuem um único fornecedor de trânsito ou por serem
pequenos ou por não ter opção mesmo. Por que não se conectar a um
outro ISP (talvez até concorrente) e fazer com ele um acordo de link
de backup com 95th percentil? Se o ISP A perder o trânsito (ex.:
trator versus fibra, incêndio, enchente, vandalismo, caçadores de
cobre), o ISP B fornecerá emergencialmente o trânsito. Melhor pagar
para seu concorrente para não ficar offline do que perder assinantes
enfurecidos.

E isso vira uma mão-dupla: no futuro, será o ISP B que precisará de de
trânsito por alguma emergência. E que tal fazer uma permuta? Cada
diária com X mbit/s 95th percentil que o ISP A obtiver de B
emergencialmente dará direito a B de usufruir da mesma contrapartida
no prazo de um ano, por exemplo. A mais que o percentil ou após 1 ano,
passa valer uma compensação financeira em valor pré-fixado em um
contrato.

Tem alergia/medo de lidar com os concorrentes? Acha que isso vai
alimentar cobra que vai te comer depois? Que tal um contrato de não
competição listando municípios ou bairros que um ISP se compromete em
não competir com o outro divido em alguns grupos : 1 ano, 3 anos, 5
anos, 10 anos etc. Na área onde ISP A já atua e nos territórios
adjacentes a eles, onde naturalmente ISP A irá se expandir, B não irá
competir por um prazo maior. Nos territórios mais distantes, onde
demorará para ISP A atuar, a não competição pode ser mais curta, como
de um ano. E em áreas mais distantes, onde um único enlance wireless
PtP não alcancaria, aí a competição rola solta.  Tudo em contrato,
tudo negociado de comum acordo. É um triple-win: ganha o ISP A, ganha
o ISP B, ganha o consumidor.

Se esse cenário que pensei seria benéfico para 2 ISPs, imaginem 3...
imaginem 5! Cinco links de backup, 5 fornecedores de trânsito
emergenciais sem ter que assinar um contrato grande de fidelização com
alguma grande telco. E o tráfego P2P fluindo diariamente entre esses
sistemas autônomos economizando trânsito. Já juntou um grupo legal?
Que tal uma compra coletiva de cache e fazer o trânsito de todos
passarem por esse cache, para que o assinante de um ISP popule o cache
para o assinante de outro ISP, melhorando a performance geral de
todos? Assim nem precisa ir ao PTT-SP para ter boa performance para
YouTube.

Isso organicamente e naturalmente virará um PTT grande, formalizado,
com apoio do NIC.br, atraindo cada vez mais sistemas autônomos. Mas
começou apenas com dois sistemas autônomos, dois ISPs que tinham redes
que se esbarravam e optaram por deixar de se ignorarem mutuamente ou
deixarem de esfaquear mutuamente para cooperarem. Todos com seus
Mikrotiks/Ciscos/Ubiquitis que já possuem em estoque e já sabem usar.
Sem ter que começar a operação com um enxoval de equipamentos gigabit.

A luta do dia a dia não de pequeno empresário versus pequeno
empresário. São os pequenos/médios/grandes ISPs contra as gigantes
telcos.

Aqui vão meus dois centavos (que pelo tamanho já virou R$2,00).

Abraços,

Kurt Kraut (listas at kurtkraut.net)