[GTER] Ptt free

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Wed Apr 10 19:24:24 -03 2013

2013/4/9 Humberto Galiza <humbertogaliza at gmail.com>

> Prezados,
>
> Alguem ta sabendo de algo relacionada a criação de alguns pontos de troca
> de trafego gratuitis mas fora da estrutura do nic.br? (Ptt-free)

As duas iniciativas que vi com esse nome eram péssimas idéias de se criar
matrizes segregadas em cidades onde já há PTT-Metro (Rio e BH). Eu já
alertei os criadores disso de que apesar deles imaginarem que isso ajuda,
que na verdade isso atrapalha.

Outro detalhe importante de PTTs é que eles não são free. Não há cobrança
de tráfego, mas há sim de conexão. Essa cobrança é importante para que haja
uma operação sustentável. O que tem feito AS se conectarem a PTTs é que
esse custo compensa frente aos benefícios, então os custos operacionais do
PTT podem ser cobertos pelo pagamento de conexão.

Rubens