[GTER] Ptt free

Humberto Galiza humbertogaliza at gmail.com
Wed Apr 10 17:09:26 -03 2013

Patrick e demais,

A questão primordial no meu entender não é a gratuidade, mas sim as coisas
funcionarem (apesar do modelo de melhor esforço) e cada participante ter
uma resposta rápida em suas solicitações. A ideia não é um PTT 100% free,
mas fazer o PTT funcionar. Experimente solicitar sua entrada no PTT-SP ou
mesmo uma vlan bilateral (pegue o histórico dessa lista e dê uma olhada nas
principais queixas do pessoal).

Um PTT basicamente é um servidor e um switch, além é claro de recursos
elétricos e humanos. Já conversei com alguns ASs aqui no Nordeste que já
cansaram de esperar a boa vontade do NIC de enviar um switch, 2 gbics e um
servidor de rotas, estão se organizando para iniciar seu mini-PTT.

Não sei se isso é tão caro de se hospedar essa estrutura, caso existam ASs
na região interessados, e que possam dar uma contribuição mínima para
manter uma equipe de suporte à operação (fora o fato de que muita coisa que
hoje é feita manualmente no PTTMetro poderia ser feita através de
provisionamento automático, o que agilizaria o processo).

Att,

Humberto Galiza