[GTER] PIMSM

Marcelus Trojahn mtrojahn at gmail.com
Sat Apr 6 10:31:38 -03 2013

Acho que estamos falando de coisas diferentes... A rede é IGMP (não teria
como não ser).

O problema do IGMPv2 (layer2) é que ele é "burro", o switch "vê" apenas as
portas dele próprio... Quando ele tem que remover um fluxo, ele remove da
porta mesmo que tenha mais de uma pessoa assistindo... Ele não mantém
controle por cliente, e sim, por porta... (pelo menos até onde entendo).
Este é o problema que estou tendo... Coloco 2 boxes no mesmo canal e na
mesma porta do switch, e mudo o canal de 1 delas... A outra também perde o
canal.

Já PIMSM, novamente considerando apenas meu pouco conhecimento, é Multicast
IPv4... Os grupos IGMP são formados por conjutos de IP de clientes... Se 2
IPs estão na mesma porta do switch e ambos estão assistindo o mesmo canal,
no caso de um deles dar leave, o PIMSM entende que ainda tem outro cliente
nesta porta e não remove o fluxo.

Minha topologia será diferente do que você disse, Rafael.. Como uso OLTs
ligadas ao switch, terei centenas de clientes em apenas 1 porta do
switch... O switch terá que definir quais fluxos ele tem que manter naquela
porta. Obviamente, haverão clientes assistindo o mesmo canal e, neste caso,
se um deles trocar de canal o switch tem que entender que ainda existem
outros assistindo antes de remover o fluxo da porta.

Este é o motivo pelo qual procuro documentação ou algum case onde alguém já
colocou isto pra funcionar.