[GTER] Indicação roteador

Maicon Vinicius Nunes nunesvn at gmail.com
Tue Apr 2 17:55:38 -03 2013

Boa tarde senhores,

Tenho hoje em minha rede uma máquina com Quagga, fechando BGP com duas operadoras, hoje recebendo full routing de ambas. Nesse hardware rodo também OSPF, conectando com 14 neighbors. Meu tráfego gira em torno de 80 a 90 Mbps.

Estamos pensando em melhorar essa estrutura substituindo por um hardware, provavelmente Cisco, que suporte esse cenário com uma banda de até 300Mbps, eventualmente uma terceira operadora e sessão no PTT-Metro. Nossa idéia seria ter duas caixas fechando BGP (redundância, acham válido?) e uma para distribuição, rodando apenas o OSPF.

Vocês tem alguma sugestão nesse cenário? Ou até mesmo alguma indicação no mercado de usados?

Recorro à lista pois até o momento nossa experiência foi com hardware/software Mikrotik, no início, e com o Quagga nos últimos anos. Ou seja, estamos agora conhecendo e pesquisando equipamento dedicado para as funções de roteamento.

Um abraço!

Maicon