[GTER] Ccr mikrotik

André Luis Pereira andre at bsrpar.com
Mon Apr 1 11:39:28 -03 2013

Em 1 de abril de 2013 09:40, Jean Carlos Bartzen
<jean at deltatele.com.br>escreveu:

> Rodrigo,
>
> Nunca fiz agregação, mas sei que cada interface de rede usa um core
> diferente para processamento do trafego. Assim, quanto mais dividido seu
> trafego entre as interfaces, mais dividido entre os core's.
>
> Em 31 de março de 2013 21:07, Rodrigo Augusto <rodrigo at 1telecom.com.br

> se

> *Jean Carlos Bartzen* *
> **Delta Telecomunicações Ltda
> Av. Gov. Moises Lupion, 114 SL1*
> F: (45) 3241-1747
> *www.deltatele.com.br*
> *
> [...]

Olá Jean.

Lembrando que no caso de a agregação'de interfaces levar ao efeito da
agregação em uma única CPU destas mesmas interfaces, do ponto de vista da
latência por mudança de contexto de cpu, até certo ponto, não haveria
prejuízo, já que as interrupções continuariam em um único core, se a tal
mudança de contexto.

Isso até que, a partir do limite de certo tráfego este core ficasse
congestionado, causando o efeito interrupt tempest.

Uma análise sobre o tráfego esperado em pacotes/segundo no agregado e a
capacidade de 1 core em atender essa taxa de interrupções seria o ideal
para recomendar ou não a agregação.

   André Luis Pereira

Blogs pessoais:

Meus Objetos são QT (programação/desenvolvimento):
http://meusobjetossaoqt.blogspot.com.br

Nossos Prazeres (gastronomia/enologia/cervejas):
http://nossosprazeres.blogspot.com.br

Livro: FreeBSD: Servidores de Alta Performance - Configurações simples e
rápidas:
https://www.clubedeautores.com.br/book/141871--FreeBSD_Servidores_de_Alta_Performance

"Vai imprimir este email? Pense antes em sua responsabilidade com a
preservação do meio-ambiente e com a redução de seus custos."