[GTER] Envio de mensagens (e-mail) "spoofando" endereços.

Marcio Merlone marcio.merlone at a1.ind.br
Wed Sep 26 14:07:11 -03 2012

Em 26-09-2012 13:26, Patrick Tracanelli escreveu:
> Pois é, se hoje a rede não é mais "rodada" por cavalheiros, ai começa minha primeira impressão sobre esse tipo de prática. Tecnicamente possível, moral e eticamente deploráveis.
>
> Sendo uma prática inadequada, uma afronta aos bons costumes da rede, (...)

hhhmmm.... acho que levaram a estória pelo lado errado (por trás?).
Existe uso questionavelmente legítimo para isto. Imagine que eu faça um
site de cartões virtuais, fora da rede do Google. E um usuário do Google
@gmail.com resolve enviar um cartão virtual pro aniversário da avó. O
remetente do cartão, que será enviado por email pelo meu servidor, fora
da rede do Google, vai ser @gmail.com, mesmo que o SPF e a Dilma digam
que não pode. Eu sei, não preciso usar o @gmail.com no remetente, etc,
mas é só pra defender o ponto. E se o servidor da avó vai aceitar (SPF?)
é outra questão. Existem N outros exemplos em que isto pode ser (apesar
de questionável) legítimo.

Parece a reação do pessoal quando chega um e-mail com o assunto "Ajuda
com servidor de mail marketing"... :)

--
*Marcio Merlone*