[GTER] RES: Flood de requisições DNS quase parando servidor

Ricardo Rodrigues rcr.listas at ig.com.br
Mon Sep 24 13:26:40 -03 2012

Boa tarde, Nelson.

Esta discussão está sendo bastante saudável e produtiva.

Sim, soa estranho você sugerir o bloqueio de requisições UDP e permitir
apenas TCP. DNS deve funcionar preferencialmente via UDP.

Protocolos como Radius e DNS usam UDP por questões de desempenho e assim
evitar o overhead com estabelecimento/encerramento das conexões TCP. No
caso de DNS, o uso de TCP é recomendado/neecessário apenas quando a
resposta não couber no pacote UDP.

O próprio artigo que você citou menciona:

a) "However, using UDP messages are preferable to using TCP for large DNS
messages is due to the fact that TCP connections can consume computing
resources for each connection. DNS servers get numerous connections per
second and using TCP can add too much overhead."

b) "DNS resolvers and recursive servers MUST support UDP, and SHOULD
support TCP"

Talvelz você possa esclarecer seu ponto de vista.

Saudações,
Ricardo