[GTER] Flood de requisições DNS quase parando servidor

Ricardo Rodrigues rcr.listas at ig.com.br
Wed Sep 19 13:38:53 -03 2012

Não sei a opinião dos demais, mas tenho pra mim que DNS é um dos pontos
mais frágeis/sensíveis da "Arquitetura Internet" (se não for O mais
frágil). Além disso, muito do "senso comum" não se aplica para DNS. E se
fizer uma mudança errada, pode demorar um bom tempo até que a correção
tenha efeito por causa do cache DNS.

Algumas das melhores práticas:
- Separe as funções DNS Autoritativo e Recursivo (endereços IP diferentes),
preferencialmente em servidores diferentes.
- Configure o recursivo para aceitar consultas apenas de seus clientes
- Mantenha o software DNS atualizado contra vulnerabilidades.
- Software DNS de qualidade não requer firewall stateful ou IPS para
proteção. Em caso de ataques DDoS/DoS, estes elementos vão cair antes do
DNS. Verifique se seu software DNS requer proteção com FW e IPS .
- O servidor DNS recebe consultas via UDP E TCP. É comum administradores
bloquearem consultas via TCP mas não é o correto.
- No caso de autoritativos, tenha um hidden master com alta
disponibilidade. Se ele não tiver alta disponibilidade, você não poderá
fazer aprovisionamento em caso de falha.

Disclaimer: Esta mensagem expressa minha opinião pessoal e é independente
do vendor DNS onde trabalho.

Abs,
Ricardo