[GTER] Registro.BR DNS Slave - Sugestão

Patrick Tracanelli eksffa at freebsdbrasil.com.br
Wed Sep 19 13:50:37 -03 2012


Em 19/09/2012, às 13:33, Rubens Kuhl escreveu:

>>> Se eles tem conhecimento suficiente para operar um hidden-master,
>>> também conseguem operar serviços públicos... ;-)
>> 
>> Hahaha acho que não. Você está superestimando o usuário final médio de empresas de hospedagem. Dizer pra eles "clique aqui pra ativar slave" e "coloque esses numerozinhos no campo IP Master" e "depois salve" é diferente de instruir o cara a criar registros TXT, SPF, etc, etc na interface pública final, e pra isso as empresas de hospedagem aplicam seus default, criam wizards e outras facilidades que permitem minha avó ativar um domínio ;-)
> 
> O meu ponto é que se o provedor de hospedagem tem esse conhecimento de
> hidden-master, ele mesmo pode fazer um public-master... o usuário não
> tem e não precisa mesmo.

Certo. É o que fazem hoje. Mas o que eu falei é se aplica aos que gostariam de ter um hidden master mas os publicos serem do Registro. Detendo conhecimento e gerência técnica mas não recursos computacionais pra servir o DNS de fato.

>> A descentralização teria que ser conduzida pelo Registro.BR claro. No site diz que os servidores estão no BR e exterior.
> 
> Os servidores de delegação do BR estão presentes em muitos lugares no
> BR e no exterior, mas os servidores do DNS autoritativo não. Enquanto
> o mapa dos de delegação pode ser visto em
> ftp://ftp.registro.br/pub/gter/gter33/02-AtualizacaoDns.br.pdf e
> contém uma dúzia no país e outra dúzia fora do país, os de DNS
> autoritativo estão em apenas 2 ou 3 localidades e apenas no Brasil.

Correto. Seria esse ponto a ser trabalhado pra um nível bom de redundancia também dos auth;

>> Acredito que da pra ter um ao menos desses slaves "nation-wide" no ISC e no WIDE em um acordo de cooperação razoavelmente fácil de conduzir (não sei a questão de custos, pois só conheço a relação do ISC e WIDE com FreeBSD Project mas não com o Registro.BR ou reginais equivalentes);
> 
> Atualmente qualquer relação com a ISC demanda dinheiro trocando de mãos... ;-)

Imagino. Ou seja mais que uma idéia/sugestão, seria importante um sponsor pra ideia e convencimento de alocação de budget ou plano de compensação financeira pros custos adicionais. Mas acho que se adicionasse uns parzinhos de R$ a mais no custo de registro de um domínio .BR para quem deseja usar DNS no Registro.BR de forma mais flexível (slave) ou de qq forma q fosse, não haveriam grandes queixas. Especialmente sendo opcional.

E em modo slave o registro estaria atuando como apoio estrutural aos registrars, e não simplesmente entrando num mercado que eles já competem ferozmente. Afinal tem quem cobra só pra hospedar DNS; outros só conteudo; outros ambos.

>> O episódio do Go Daddy serviu entre outras coisas pra eles venderem também a idéia de um DNS mais estável, mais seguro e mais disponível quando informaram que os clientes "Premium" com suas redundancias contadas em dezenas de servidores mundo afora, não ficaram fora do ar como os clientes Standard ficaram hehehe - e saíram ofertando a venda do serviço DNS Premium pra quem tem negócio de missão crítica na Internet.
> 
> O mesmo se aplica ao serviço DNS Autoritativo do Registro.br.


--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.
Tel.: (31) 3516-0800
316601 at sip.freebsdbrasil.com.br
http://www.freebsdbrasil.com.br
"Long live Hanin Elias, Kim Deal!"




More information about the gter mailing list