[GTER] Flood de requisições DNS quase parando servidor

Paulo Fragoso paulo at nlink.com.br
Wed Sep 19 08:59:28 -03 2012

Uma sugestão é seguir a filosofia do DJBDNS (D. J. Bernstein) e colocar
o servidor recursivo separado do seu servidor de zonas.

Se o ataque for ao servidor recursivo, que por segurança deve atender
somente requisições partindo da sua rede interna, você terá facilidade
de controle sobre o problema pois será interno à sua rede.

Se o ataque for ao seu servidor de zonas você pode colocar no seu
firewall (FreeBSD stateless) uma probabilidade de descarte. Ainda
relacionado ao servidor de zonas você é obrigado a ter 02, um deles pode
estar fora de sua rede, como fazemos aqui em nossa empresa com 03
servidores, um fora.

Somente com as modificações acima fica quase impossível de parar o
serviço de DNS, mas a observação de Rubnes Kuhl é importante, não
coloque o seu servidor WEB na máquina que faz o seu recusivo atendendo
as querys de DNS do servidor WEB, um ataque simples ao servidor WEB vai
amplificar o problema de forma exponencial.

Os ataques à nossa rede iniciaram em 2005 de forma aleatória que foi
resolvido mudando o servidor de backbone, mas o principal ataque ao
servidor DNS aconteceu em 2007 quando passamos utilizar esta política,
de lá para cá temos 100% de uptime no serviço, descartando as paradas de
rede elétrica, as paradas nos backbones não nos alcançam.

Temos 03 máquinas para servir as zonas, uma fora completamente de nossa
infraestrutura e 02 máquinas para o recursivo, são máquinas fisicamentes
separadas, não coloque em máquinas virtuais de um mesmo servidor.

Paulo.