[GTER] Protocolos de Anel

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Wed Sep 19 10:46:02 -03 2012

On 18-09-2012 20:59, Guilherme ' wrote:
> Gostaria de uma pequena indicação/ajuda. Alguém ai mais vivenciado
> na área de operadoras e etc.. pode me indicar algum
> livro/material/site com informações e configuração  para redundância
> e loop avoidance em anéis ?Vi alguns protocolos como REP (Resilient
> Protocol) e Ethernet Ring Protection Switching (ERPS) porém apenas
> informações superficiais. O Spanning-Tree não vai dar conta... (pra
> variar)

ERPS e afins tem o grave defeito de por a rede inteira abaixo se você
errar a configuração (porque aí fica sem o spanning-tree e sem a
proteção do ERPS: loop instantâneo!).

Na minha opinião, MPLS com RSVP-TE é uma alternativa interessante e com
modos de falha bem menos aterrorizantes.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

Antes de imprimir, lembre-se de seu compromisso com o Meio Ambiente
e do custo que você pode evitar.