[GTER] Registro.BR DNS Slave - Sugestão

Patrick Tracanelli eksffa at freebsdbrasil.com.br
Wed Sep 19 11:30:13 -03 2012

Pegando o gancho da thread anterior sobre DNS...

Conheço diversas empresas que gostariam de usar o Registro.BR como autoridade mas não querem ter que forçar seus clientes (muitas vezes finais, ou simplesmente querem fazer toda a gestão do negócio Internet - Hosting tipicamente) a configurar o DNS no Registro. Alguns tem seus próprios painéis, alguns fazem toda a gerência, alguns tem particularidades que prefiro nem saber.

A maioria deles poderiam no entanto atualizar seu próprio servidor DNS master mas usá-lo como Hidden Master, permitindo transferência de zona pro Registro.BR e anunciando apenas o Registro.BR como autoridade para seus domínios.

Acho que isso pode ser de interesse de muitos outros, e ampliar a adoção dos servidores DNS do Registro.

Então fica a sugestão/pedido.

Não sei até que ponto o Registro.BR gostaria de carregar nas costas o DNS dos domínios nacionais ou se o plano é apenas um apoio a usuários finais; mas essa estratégia seria possível filtrar (por RRs, por DNSSEC imperativo quando cabível) teria como vantagem a mudança mínima nas empresas que querem usar o DNS do Registro, e ajudaria na "monitoração" de masters mal configurados, registros DNSSEC errados ou chaves erradas/desatualizadas;

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.
Tel.: (31) 3516-0800