[GTER] Protocolos de Anel

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue Sep 18 22:41:45 -03 2012

> Gostaria de uma pequena indicação/ajuda. Alguém ai mais vivenciado na área de operadoras e etc.. pode me indicar algum livro/material/site com informações e configuração  para redundância e loop avoidance em anéis ?Vi alguns protocolos como REP (Resilient Protocol) e Ethernet Ring Protection Switching (ERPS) porém apenas informações superficiais.
> O Spanning-Tree não vai dar conta... (pra variar)

O problema é que todos os protocolos desse setor ou são proprietários
(e aí garantidamente implementados por apenas um fabricante) ou
padronizados mas pouco difundidos a ponto de só haver uma única boa
implementação para escolher (ITU G.8032 ERPS, EAPS, IEEE PBB-TE) ou
ainda em desenvolvimento (IETF TRILL).

Assim, as fontes para esse tipo de informação são os sites dos
fabricantes mesmo... porque usando solução L2 você vai precisar usar
de um fabricante apenas por anel. Algo interoperável só com MPLS
(VPLS) por enquanto.

Rubens