[GTER] Como é/funciona a estrutura trafego internacional no Brasil

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Sep 14 18:26:38 -03 2012

>  - Oi usa serviço L2 de tal empresa.

A Oi usa L2 dela mesma, após a aquisição da Globenet. Temos 3 sistemas
de fibra de alta capacidade na América do Sul: Oi, Level 3 e TIWS;
qualquer tráfego representativo depende de um desses 3 sistemas. A
capacidade ínfima que a Embratel tem no Americas-2 não conta...

>  - Embratel compra trafego da Level3, por isso que tudo vai para MIAMI.

A Embratel tradicionalmente usava seu próprio L2 no Americas-2 e tinha
roteadores nos EUA (GA, TX, FL). Ultimamente eu não sei o que ela tem
comprado.

>  - GVT tá uma M.... porque, com vivendi negociando ela, para enxugar os
> custo e tornar a empresa mais "rentável" ele canelar contrato com a empresa
> tal e tão saíndo só pela empresa tal.

A GVT tradicionalmente tinha saídas internacionais roteadas com Level
3 e TIWS, assim como a CTBC. A CTBC migrou num determinado momento
para L2 com roteadores próprios nos EUA, que é o cenário atual, e
provavelmente usa L2 da Level 3 e da TIWS para tanto. Uma diferença é
que a GVT tinha algumas ilhas com apenas um uplink, por exemplo só a
TIWS em Salvador, e a CTBC em geral mantinha as regiões com dois
uplinks (mesmo que às vezes com prepends ou seleção de prefixos para
balanceamento).

Rubens