[GTER] Como é/funciona a estrutura trafego internacional no Brasil

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Fri Sep 14 10:09:25 -03 2012

Senhores,
é sabido por todos o recentes problemas com trafego internacional que
acabam afetando o Brasil com um todo.

Porém discutindo com os colegas, ficamos tentando adivinhar como era
exatamente a estrutura desse trafego internacional.
Coisas que a gente "mais ou menos" sabia/adivinhou:

Level3(Global Crossing) está entre as maiores nesse segmento.
 - Pelo que podemos perceber pelos traceroutes, que ela presta serviços de
roteamento para outras operadoras, grande e pequenas.
 - Adivinhamos que é provável que também prestem serviço, em nível 2 para
algumas dessas operadoras.
 - Adivinhamos que ela tenha pelo menos uma, mas prováveis duas, saída(s)
pelo atlântico, provavelmente indo para EUA, e talvez Europa.
 - Lembrei de ter visto em algum diagrama deles uma interconexão pelo
noroeste, mas meu cérebro costuma me trair.

Embratel, a long long time ago, tinha as "melhores" travessias
internacionais
 - Hoje já não é bem assim(sou usuário e posso dizer).
 - Imaginamos, que por causa da Telmex, a Embratel tenha alguma estrutura
interessante pelo Oeste.
 - Verificamos que os traceroutes internacionais por ela quase sempre
passam pela Level3.

GVT
 - Sabemos que eles têm/tinham uma baita estrutura de cache dos mais
diversos protocolos(e eu gosto muito dos torrents), o que dá
uma maquiada na real situação do trafego internacional deles.
 - Lembro de ter lido na CAIU algo sobre "levaram o trafego internacional
para Recife", uma semana depois "trouxeram de volta para São Paulo".

Intelig
 - ??

Oi
 - ??

Para os melhor informados, como isso funciona de verdade?

P.S.: <brincadeirinha> Um maluco por aqui levantou a possibilidade do
"grande firewall" da china estar sendo instalado no Brasil, e é por isso
que o que tá indo para fora está uma M.... </brincadeirinha>

--
Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação