[GTER] PTT-SP - Participantes prendendo rotas recebidas no ATM?

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Thu Sep 6 14:08:36 -03 2012

On 06-09-2012 08:31, Rinaldo Vaz wrote:
> Sim, tem routecache Mas foi respondendo a pergunta se alguem que use
> quagga tem esse problema. Seria um problema apenas no kernel Linux?

Que eu saiba é um problema somente do router-os mesmo.  Quagga em Linux
normal não apresenta esse problema de rota presa até onde sei.  E Linux
normal não suporta MPLS de forma alguma, então é certeza que a Mikrotik
meteu o dedo no kernel.

O único problema de rota presa no Linux nos últimos tempos, que eu
saiba, está relacionado ao processamento de ICMP REDIRECT.

Aliás, já está caracterizado que o problema é no kernel mesmo?  Não pode
ser o XORP perdendo sincronismo (a rota presa de fato existe em alguma
das RIBs do kernel, mas não existe mais na(s) RIB(s) do XORP) ?

O route-cache do Linux pode ser limpo com "ip route flush cache" (ou
cache flush, sempre me esqueço), mas isso não resolve quando a rota está
presa devido a um bug mais severo (como acontece no caso do bug do ICMP
REDIRECT).

Seria importante consultar tanto a RIB do kernel (ip route show | grep
...) quanto o conjunto RIB+route cache ("ip route get") para ter certeza
que a rota é fantasma mesmo.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.