[GTER] RES: [Inclusão Digital] PTT-SP - Participantes prendendo rotas recebidas no ATM?

Gustavo Santos gustkiller at gmail.com
Sun Sep 2 13:04:14 -03 2012

IMHO descordo em partes. Sou um apaixonado por Mikrotik, utilizo o mesmo
desde 2004, fiz diversos cursos e treinamentos, na época o manual não era
WIKI, li e reli e estudei o mesmo diversas vezes, se quero saber sobre BGP,
OSPF e cia procuro verificar a documentação teórica da Cisco e RFCs.
Concordo quando você diz que por ser um sistema " fácil " devido a
utilização do winbox, muita gente configura de qualquer maneira, sem nem
saber o que está fazendo.

Mas não justifica você ter um link relativamente grande, e não partir para
coisa melhor. A alguns meses atrás, trabalhava em um ISP que utilizava o
mesmo com tráfego que chegava a 800mbits de utilização. Entretanto, pelo
menos uma vez por semana, O RouterOS deixava clientes sem acessar alguns
destinos ( Bug do route cache). Este problema tomava tempo e gerava
transtorno a clientes e nunca foi resolvido pelo pessoal do Mikrotik e
ignoraram todos os tickets abertos sobre este problema.

Eu recomendo, utilizo em alguns casos, e continuo acompanhando o RouterOS.
Porém, nossos colegas ISPs a chegarem em um determinado patamar, devem
pensar se vale a pena ter dor de cabeça uma vez por semana com clientes ou
pegar este tempo perdido e fazer outras coisas e aumentar a satisfação do
seu cliente. Para mim a conta é a seguinte, se você tem um link de por
exemplo de 500mbits a um valor teórico de 50 reais, e não pode comprar um
roteador mais confiável, tem algo errado... pois dois meses de pagamento
deste link você pode comprar um ASR1001 ou MX5 e reduzir a quase 0% o seu
nível de problemas misteriosos da sua rede.

Reforço que isto é apenas minha opinião pessoal.

Gustavo Santos
Analista de Redes
CCNA , MTCNA , MTCRE, MTCINE, JUNCIA-ER