[GTER] Switch Metro

Shine eshine at gmail.com
Wed Oct 31 11:35:35 -02 2012

Bom, problemas fazem parte de qualquer fornecedor, o que diferencia é se
ele responde bem no pós vendas, tanto em atendimento como na solução do
problema, via alterações de produto, ajustes no design, sugerir workarounds
enquanto busca a solução. Ah sim, a velocidade de reação também é fator
importante...

Olhando o datasheet do Alcatel 7450, ele me parece muito mais com um
equipamento de maior densidade do que o Summit X440 ou o Datacom 4100. Se
comparar, diria que teria que ser um Black Diamond ou um Datacom 4800 para
termos hardware com características compatíveis. Mas veja que em termos de
custo, um BD ou um 4800 são bem diferentes, então dizendo que o Alcatel
tenha um custo equiparável com o X440 ou o DM4100, ele tem em hardware um
potencial bem maior, pois tem maior densidade de portas e possibilidade de
expansão para portas 40G, coisas que nenhum dos outros faz  ou fará.
Agora, esse hardware tem que ter custos para ser capaz de ter uma matriz
capaz de fazer o delivery dessa magnitude. Então fica difícil de acreditar
que o conjunto de hw sw esteja no mesmo patamar de custos, pq se estiver e
mesmo que o produto tenha um tempo de maturação, se ficar estável é uma
opção bem agressiva.

Se não estiver no mesmo patamar de preço, aí estamos comparando laranjas
com melancias e não faz sentido, fosse pensar assim, já estaríamos falando
de outros produtos dos demais fornecedores tbm.