[GTER] Limite de Conexões em LINKs ADSL

casfre at gmail.com casfre at gmail.com
Tue Oct 30 21:55:47 -02 2012

2012/10/29 Douglas Fischer <fischerdouglas at gmail.com>:
> Michell,
> Existe sim e está em contrato. É um contrato leonino, mas está lá...
>
> Existem várias threads sobre isso no ABUSAR.
>
> Agora a dúvida que me vem é:
> "Qual seria o resultado se alguém disposto a se incomodar resolve-se levar
> a cabo essa cláusula abusiva em orgãos como procom e anatel?"
>
> Antes que alguém se manifeste dizendo que "esse não é o foco dos serviços
> residenciais...", já rebato dizendo que eles não explicitam em suas
> propagandas essas limitações de conexões.

Do jeito que a coisa vai, com tanta proposta de limitação para
serviços ADSL residenciais, em breve, será totalmente normal dizer que
o cliente só poderá usar sua conexão se o fornecedor estiver de bom
humor. Já está virando senso comum pensar que o serviço não tem que
ter disponibilidade, que é compartilhado (não sei de quanto para
quanto), pode não ter vazão se estiver "congestionado", pode oscilar
quando mais se precisa dele, precisa de franquia de bytes/mês, pode
haver limitação de conexões simultâneas e por ai vai.

Enfim, o que me preocupa é que essa ideia de serviço ADSL residencial,
para "usuário", "cliente final", está indo para um lado e o mundo de
conexões, serviços, fluxos de vídeo e tudo quanto é conteúdo via
Internet, está indo para outro. De um lado há um trabalho para
viabilizar o IPv6 e a Internet das coisas, do outro as conexões dos
potenciais consumidores desses serviços parece sofrer inúmeras
limitações. Eu tenho visto, com certa frequência, pessoas utilizando
2, 3 e até 4 dispositivos, conectados ao mesmo tempo, a um ponto de
acesso sem fios. Tem dias que eu entendo menos ainda. Deve ser o
calor. :-)

Obrigado.

Cássio