[GTER] Switch Metro

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Tue Oct 30 12:18:47 -02 2012

On 30-10-2012 07:16, Paulo Dias - Telbrax wrote:
>  Não tive experiencias boas no passado quando subi um anel metro com
>  Datacom (DM3000) rodando EAPS.
>
>  Mas o switch, como dito anteriormente, é uma plataforma flexível,
>  estável e opera muito bem os conceitos de L2.
>
>  Sugiro, se usar Datacom, rodar com o RSTP.

Tem uma diferença bem grande da plataforma DM3000 para a DM4100, e eles
andaram estabilizando bastante essa parte para a rede da Telebrás.
Aliás, você deveria ter a escolha de utilizar ERPS no lugar de EAPS nas
Datacom DM4100, resta saber qual dos dois funciona melhor...

Isso dito, eu não gosto nem de EAPS nem de ERPS.  Considerando que o
hardware é DM4100, eu pediria os modelos com L3 MPLS, e resolveria via
MPLS.  É bem mais complexo, mas tem muito mais funcionalidade.

Independente disso, já que a compra é grande, contate os fabricantes, e
faça um POC (prova de conceito) com Datacom, Extreme, e outros.  Seja
rigoroso no POC e faça as caixas penarem: com tráfego passando (use
alguns geradores de tráfego/test-sets), ligue fibra óptica cruzada, gere
falha unidirecional nos enlaces, flaps uni- e bidirecionais, faça loops,
etc...  E veja se a caixa se perde ou não no protocolo de anel.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.