[GTER] Opinião sobre NIC HP NC365T (intel 82580)

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Mon Oct 29 17:26:23 -02 2012

On 29-10-2012 11:17, mail gter wrote:
>  Estou procurando uma placa de rede quad port para instalar em um HP
>  DL 160 G6 cuja finalidade é montar uma caixa com FreeBSD/OpenBGP. O
>  tráfego é de cerca de 1Gbps.
>
>  Minha preocupação é quanto à performance da NIC.

1Gbps nesse NIC é tranquilo com mix normal de tráfego, o problema é se
for com pacote pequeno (DoS): o NIC aguenta sem problemas, mas a
DL160g6, não.

Desligue o TSO, só iria ajudar na sincronização inicial do BGP, e não
vale o custo de deixar essa path ativa no kernel e no NIC.  Mesmo sem
TSO, já deveria sincronizar tabela full em cerca de meio minuto (se o
roteador do outro lado for rápido o suficiente).

>  Se a placa é PCI-e 4x a velocidade agregada disponível no barramento
>  será de 2Gbps (4lanes x 500Mbps PCI-e 2.0), isso ?. No datasheet a
>  intel fala em 4x com velocidade total 5Gbps, é possível em PCI-e
>  2.0/4x ?

Não é 500Mbps, é 500MB/s por lane.  É suficiente, sim, mesmo
considerando o overhead, que é bem grande.

>  Alguém tem alguma opinião sobre a placa ou recomenda alguma outra ?
>  E quanto ao suporte no FreeBSD ?

Até onde sei, essas Intel normalmente são melhores para encaminhamento
de pacote que as Broadcom equivalentes (quando instaladas em placa com
chipset Intel e processador Intel, e com o DCA/direct-cache-access ativo
no BIOS/UEFI), então a menos que você esteja querendo recomendação de
NIC 10GbE...

Que eu saiba, o suporte ao hardware no FreeBSD é tão bom quanto no Linux.

O que não é ideal nesse conjunto é o DL160g6, que será o gargalo se você
não tomar cuidado (e em qualquer situação de ataque).

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

Antes de imprimir, lembre-se de seu compromisso com o Meio Ambiente
e do custo que você pode evitar.