[GTER] OpenBGP

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Oct 26 19:00:27 -02 2012

2012/10/26 Bruno Cabral <bruno at openline.com.br>:

> iBGP usa o seu ASN nas duas pontas
> se teu upstream cair, como voce nao tem redundancia, vai ficar fora mesmo, independente de eBGP ou iBGP. link fora = sem comunicação alguma, não?

Tem um caso curioso nesse cenário mas que eu sugiro só deixar previsto
como configuração manual.
1) Backbone 1 na cidade 1 perde acesso internacional, mas não a
comunicação com outros backbones nacionais.
2) Backbone 2 na cidade 2 continua firme e forte, e como a
interligação com Backbone 1 também, a sessão iBGP não cai.
3) Porém, como os anúncios iBGP são apenas dos IP da cidade 2, cidade
1 está fora, só navega no Brasil.
4) Mas... se cidade 2 começar a anunciar também os IPs de cidade 1
para o backbone 2, cidade 1 volta a funcionar navegando para qualquer
lugar.

Num mundo sem LocalPrefs, seria possível deixar os anúncios de uma
cidade na outra com grandes prepends... porém, em se fazendo isso é
grande a chance do tráfego seguir um caminho que normalmente não seria
desejado exatamente por causa de preferências que são estabelecidas
antes do desempate por AS Path.

Rubens