[GTER] Controle de banda no JUNOS

Fábio - RJ Network fabio at rjnetwork.com.br
Wed Oct 24 08:43:02 -02 2012

Depois de ler metade dos documentos do site e falar com o suporte da
Juniper, estou retornando com os resultados dos links em produção.

1) Não consegui fazer com que a taxa de download, utilizando CoS, atingisse
a banda contratada em NENHUM dos testes;
2) NENHUM;
3) Percebi que a latência até meu router, nesses links subia muito quando o
tráfego ficava maior, mesmo quando não atingia nem 80% da banda contratada.

Removi o CoS e apliquei o controle por POLICER tanto para input quanto para
output.

1) Em todos os testes, a taxa de download atinge 100% da banda contratada,
no mesmo monitoramento que antes não atingia, sem mudar nenhum parâmetro;
2) O problema com as latências não existe mais.

Detalhes específicos:

1) Todos os clientes são configurados em interfaces lógicas;
2) As interfaces físicas estão configuradas com aggregation, portanto as
interfaces lógicas seguem o padrão ae0.1, ae0.2, por exemplo;
3) Existe mais ou menos uma centena de interfaces lógicas com links que
variam de 1 a 200Mbps;
4) O roteador é um MX5 e o JunOS é a versão 11.2 R5.4

Obrigado a todas as colaborações. Algumas sugestões não me serviram, outras
o MX5 não suporta, etc.

O que resolveu meu problema foi trocar o controle de banda utilizando CoS
por Policer.

--
Fábio R. Hernandes
RJ Network - Tecnologia Integrada