[GTER] BGP Keep-Alive

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Tue Oct 23 08:13:16 -02 2012

Apenas complementando:
Em minha opinião o pior veneno para qualquer solução de H.A. é o flapping.

O tempo de convergência de um full routing em um link de 100Mb em um Router
com um bom processamento vai levar uns 90s entre trocar as 400K rotas,
processá-las e instalá-las nas FIB...

Agora imagine você baixando os tempos do BGP para uns 10s, teu link
flappando a cada 2 minutos...
Mesmo com um segundo link, a performance do teu roteador vai estar toda
comprometida na convergência das rotas.

Você falou também de IGP.
O BGP naturalmente é um protocolo de natureza lenta, robusto mas lento.

Se você precisa de um protocolo de convergência rápida, pense em outra
coisa.
O natural seria o OSPF, mas não tenho como deixar de falar do EIGRP que é
muito rápido, robusto, flexível e simples de trabalhar...