[GTER] Quais sub-redes utilizar p/ roteamento - Consenso?

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Thu Oct 11 13:29:19 -03 2012

in line

Em 11 de outubro de 2012 12:53, Henrique de Moraes Holschuh <
henrique.holschuh at ima.sp.gov.br> escreveu:

> Dá na mesma, faça como achar melhor. Até agora, nenhuma escola filosófica
> sobre estratégia de alocação foi definida como best-practice.

Pois é... É bem essa minha dúvida!
Já pensei em argumentos dos dois lados, mas todos muito fracos.

> Independente de fazer a alocação do menor pro maior ou do maior pro
> menor, vale a dica de "pular a subrede adjacente de mesmo tamanho" para
> facilitar a expansão do cliente, e na hora de começar a utilizar estes
> blocos
> "reservados para expansão", priorizar o reuso dos blocos adjacentes a
> clientes com menor probabilidade de expansão.

Isso é de certeza...
Inclusive colocar clientes com maior potencial de uso de banda em /24
diferentes, para viabilizar evetuais manipulações de prefixos visando
balanceamento da banda, caso seja necessário.

> Agora, tente manter todos os endereços de infraestrutura juntos para poder

 filtrar melhor.

Aí depende, endereços da minha infra, OK. Ficam Juntos.
Mas quando são da infra do cliente.... Aí saem da infra dele.

> --
> Henrique de Moraes Holschuh <hmh at ima.sp.gov.br>
> IM@ - Informática de Municípios Associados
> Engenharia de Telecomunicações
> TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464
>
> Antes de imprimir, lembre-se de seu compromisso com o Meio Ambiente
> e do custo que você pode evitar.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação