[GTER] Quais sub-redes utilizar p/ roteamento - Consenso?

Paulo Henrique - BSD paulo.rddck at bsd.com.br
Wed Oct 10 21:06:26 -03 2012

Em 10/10/2012 18:01, Douglas Fischer escreveu:
> Senhores,
> já me deparei mais de uma vez com essa dúvida, e não lembro que existam
> normas para isso...
>
> Num exemplo onde eu receba um bloco /22 do NIC para atender minha estrutura
> e alocar sub-blocos aos clientes.
>     Na hora da planilhinha do VLSM:
>        /32 para as loopbacks
>        /30 para as redes de enlace
>        /28 para DMZ
>        /isso para aquilo
>        /isso_outro p/ aquilo_outro
>
>     Acabei pegando do menor para o maior os IP para essas funções de
> roteamento.
> [...]
Economize IP, se o roteador em especifico não é um que agrega
importancia critica no ambiente coloque IP privado.
Se o equipamento de enlaces não são criticos as operações da rede
utilize IP Privado.
O correto seria não quebrar a comunicação fim-a-fim, como era definido
no inicio do desenvolvimento do Internet Protocol, mais nos tempos de
escassez de IP e negligência de transito IPv6 por parte das operadoras,
economizar é de inicio o melhor que tem a fazer.

Quanto a uma BCP especifica não existe, deve valer o consenso de
organização para facilitar a vida dos operadores da rede.

Att.

--
Paulo Henrique
BSD Brasil