[GTER] Balanceamento 2 upstream

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Tue Oct 9 15:24:07 -03 2012

No BGP não é possível um balanceamento de carga baseado diretamente no uso
do link.

Você deve fazer isso de forma quase estática, com base em uma estimativa de
demanda de blocos de IP.

Em um exemplo onde tenhas um /22, e links assimétrico(um o triplo do outro),
presumindo que o consumo de banda seja igualitário entre os endereços IP,
podes faze como o Bruno sugeriu:
   Download
      Divulgue 3 X /24 pelo link maior e 1 X /24 pelo link menor.
   Upload
      Aplique um route-map na interface interna com base no IP de origem.
      As mesmas 3 X /24 set ip-next-hop para o link maior, a outra /24 set
ip-next-hop para o link menor.
         Não esqueça de setar um o verify rechability baseado em um track.

Mas, isso é presumindo que o consumo de banda é equilibrado entre os IPs.
   Se, por exemplo,
      tiveres um Proxy que come 90% de tua banda de download,
      ou web-server que come 90% de tua banda de upload,
   aí lascou-se o balanceamento...
Nesse caso tens que pensar em link grande que não vai se incomodar.

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação